O dia 03 de dezembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em 1992.
A data objetiva promover a informação sobre a deficiência, a reflexão acerca do lugar ocupado pelas pessoas com deficiência na sociedade e o que pode ser feito pela acessibilidade e inclusão social.
Segundo a ONU, cerca de 10% a 15% da população mundial tem alguma deficiência. No Brasil, após mudança de metodologia adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, as pessoas com deficiência correspondem a 6,7% da população e as “pessoas com alguma limitação funcional” são 17,2%.
Ressaltamos que as causas da deficiência são váriase que cada pessoa com deficiências tem suas características e necessidades.
A atenção integral à saúde pressupõe uma assistência específica à condição das pessoas com deficiência, a partir de serviços estritamente ligados à sua deficiência.
O atendimento é prestado pelos profissionais das Equipes de Saúde da Família (médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, dentre outros) na unidade de saúde ou em domicílio.