História

Há cerca de 20 anos, vivia-se em Minas Gerais um período de grande expansão dos programas implementados pelo Ministério da Saúde na década de 1990, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e o Programa Saúde da Família (PSF). Com a rápida implementação desses programas, houve um grande aumento na procura por mão de obra em saúde para atender à demanda crescente dos municípios mineiros. Paralelamente, na tentativa de reorganização do Sistema Único de Saúde no Brasil, havia um movimento nacional pela busca da identidade da então especialidade Medicina Geral e Comunitária (MGC).

Enquanto o movimento se fortalecia em outras partes do país, em Minas Gerais experimentava-se um período de retrocesso, com a desativação da residência médica desta especialidade em muitas instituições do estado.

Frente a esse cenário, médicos de várias regiões do estado, liderados pelo pediatra Dr. Helvécio Campos de Albuquerque, decidiram se organizar e fundaram, em 20 de julho de 2002, a Sociedade Mineira de Medicina de Família e Comunidade – Regional Metropolitana, na sede do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (SINMED).

Ainda em 2002, aconteceu o Primeiro Encontro de Médicos de Família de Minas Gerais. Como um dos desdobramentos desse Encontro, surgiu, no ano de 2003, a Sociedade Mineira de Medicina de Família e Comunidade.

Sem recursos e de forma corajosa, a SMMFC, organizou o Primeiro Congresso Mineiro de MFC, marco que reuniu especialistas de todo o país entre os dias 23 e 25 de maio nas dependências da Associação Médica de Minas Gerais, para discutir o tema ainda atual “Medicina de Família: Qualidade e Transformação”.

O registro oficial em cartório da Sociedade Mineira de Medicina de Família e Comunidade aconteceu em 2005. Entre as atividades desenvolvidas desde a sua fundação estão: cursos preparatórios para concursos, Seminário sobre Saúde da Família, fomento da Medicina de Família e Comunidade no interior por meio de reuniões, entre outras.

Atualmente, a gestão da Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade – 2019/2021 é composta pela presidente Lidiane de Oliveira Vilela, pelo vice-presidente Ricardo Alexandre de Souza e pelos médicos Guilherme Bruno de Lima Junior, Marcelo Pellizzaro Dias Afonso, Leonardo Aarestrup de Aquino e Sousa e Fabiana Prado dos Santos, respectivamente, tesoureiro, diretor científico, secretário geral e diretora cultural.

Durante o seu mandato, a gestão busca maior integração e proximidade entre os MFCs mineiros, residentes e ligantes da área, propondo atividades integrativas online transmitidas pelas redes sociais.

Em setembro de 2019 ocorreu o tradicional Encontro Mineiro dos Programas de Residência Médica em MFC, realizado presencialmente na cidade de Viçosa/MG em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

Outro grande desafio enfrentado pela gestão atual foi a organização do 8° Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade (CMMFC) 2020, durante o período de pandemia. Pelas circunstâncias do momento, o evento, que seria inicialmente na cidade de Ipatinga, foi cancelado e optou-se pelo congresso 100% online. No período de 19 a 21 de novembro de 2020, o congresso reuniu 1465 congressistas de diferentes regiões do Brasil.

Foram três dias de intensa programação científica, que reuniu os palestrantes internacionais Juan Gervas e Iona Heath e renomeados Médicos de Família e Comunidade brasileiros.

O 8º CMMFC garantiu espaço para apresentação de trabalhos científicos nas modalidades de pôster digital e comunicação oral digital. Foram 178 trabalhos aceitos, apresentados ao longo do congresso e publicados nos anais do 8º CMMFC na revista APS, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para que se possa preservar o conhecimento científico promovido nesse evento e propiciar visibilidade aos autores. Também houve espaço para a apresentação de trabalhos culturais, nas categorias fotografia, música e literatura.

Acompanhe a AMMFC pelas nossas redes sociais e esteja conectado com esta especialidade: Instagram: @ammfc; Facebook: AMMFC e Youtube: Assoc. Mineira de Medicina

de Família e Comunidade

Ano 2002

    • Fundação da Sociedade Mineira de Medicina de Família e Comunidade – Regional Metropolitana.
    • Realização do Primeiro encontro dos Médicos de Família de Minas Gerais.

 

Ano 2003

    • Surgimento da Sociedade Mineira de Medicina de Família e Comunidade.
    • Realização do Primeiro Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade

 

Ano 2005

    • Registro oficial em cartório da Sociedade Mineira de Medicina de Família e Comunidade.