Desafios da Saúde no Brasil

Compartilhe:

Garantir o acesso amplo aos serviços de saúde à população preservando-se tambem o equilíbrio financeiro sustentável do SUS e da Saúde Suplementar é um dos grandes desafios da Saúde no Brasil.

De acordo com Eugênio Vilaça, consultor do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), professor e gestor:

“No Brasil, temos a universalização para alguns serviços, como vacinação e transplante de órgãos, concentrados no setor público. Mas nosso sistema é muito segmentado, e há uma tendência em se considerar que os sistemas universalizados têm mais sucesso globalmente”.

O consultor informa que existem sistemas de saúde, tais como o britânico, da Holanda e da Colômbia com pontos interessantes, mas a experiência em cada um desses países conta com desafios próprios e somente poderiam ser implementados no Brasil com uma reforma radical, o que não está em vias de ocorrer.

Eugênio defende ainda o fortalecimento da capacidade regulatória do Estado na delegação do fornecimento de serviços, a melhora da comunicação entre a saúde suplementar e a saúde pública, alterações nos repasses da arrecadação estadual para os municípios, incremento do atendimento preventivo, dentre outras possibilidades, com vistas a se criar caminhos mais acessíveis, modernos e justos.

Lembramos a todas e todos que Eugênio Vilaça é um dos ilustres convidados que irão compor a mesa de abertura do 9o Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade, que tem como tema “10 ANOS DEPOIS: O QUE FIZEMOS, COMO ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?”

Faça sua inscrição para que possamos, juntos, repensar os caminhos da medicina de família e comunidade e da Atenção Primária.

Fonte da reportagem: JOTA

Compartilhe: