Chegamos ao Dezembro Vermelho, data nacional de mobilização em torno da luta contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), no que diz respeito à prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas.
Em 2021 houve aproximadamente 1,5 milhão de novas infecções em todo o mundo, o que significa um milhão de infecções a mais do que foi estabelecido nas metas globais. Esse aumento tem relação principalmente com a diminuição dos recursos destinados ao combate do HIV e à pandemia, que prejudicou os tratamento de saúde em todo o mundo.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, houve estabilidade nos casos entre 2020 e 2021.
Ainda de acordo com a SES-MG, o maior número de casos da doença no Estado ocorre em pacientes de 20 a 34 anos, do sexo masculino e com nível médio de escolaridade.
Em relação à prevenção, além do fundamental uso de preservativo, é essencial a vacinação para hepatite B e Papiloma vírus humano (HPV); a prevenção à transmissão vertical por meio do pré-natal; e o amplo acesso à Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) e à Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) no Sistema Único de Saúde.
Reiteramos que os exames são realizados gratuitamente na rede pública.